Aposentadoria por idade: Tudo o que precisa saber sobre o assunto

A aposentadoria por idade é um benefício concedido aos trabalhadores que contribuíram coma Previdência Social e INSS ao longo da vida profissional. Apesar de fazer parte do dia a dia de muita gente, esse benefício ainda gera dúvidas em muitas pessoas.

Se você é uma delas, então não deixe de conferir esse post até o final e descubra mais sobre:

  • O que é a Aposentadoria por Idade;
  • Quem tem direito a esse tipo de benefício;
  • Pré-requisitos para receber a aposentadoria por idade;
  • Valor do benefício.

Confira!

O que é a aposentadoria por idade?

A aposentadoria por idade é um benefício concedido aos trabalhadores que visa protegê-los na velhice. Mesmo que o contribuinte tenha capacidade de continuar a trabalhar, ele é concedido se o indivíduo cumprir os pré-requisitos.
O valor desse benefício varia. Isso porque é levado em conta a média de contribuições para a Previdência Social.

Quem tem direito a aposentadoria por idade?

Tem direito a aposentadoria por idade, homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60. Esses valores são válidos para trabalhadores urbanos.
No caso de trabalhadores rurais, esse número cai em 5 anos tanto para os homens como para as mulheres. Essa regra é válida para quem atua sob regime de economia familiar e também para quem exerce atividade individual.

Quais são os pré-requisitos para obter a aposentadoria por idade?

Para ter direito a aposentadoria por idade você precisa cumprir uma série de pré-requisitos. Para começar, se você quiser receber 100% da remuneração é necessário ter a idade mínima estabelecida por ler.
Além disso, o trabalhador também precisa cumprir o período mínimo de carência. Para haver a concessão desse benefício você precisa ter feito, no mínimo 180 contribuições previdenciárias. O período em benefício de auxílio doença conta como carência.

Qual o valor do benefício?

O salário benefício é calculado com base em 80% das maiores contribuições feitas a partir de 1994. O valor será 70% desse valor.
Além disso, também será somado 1% para cada ano que o trabalhador fez suas contribuições previdenciárias. Esse acréscimo não pode ultrapassar 100% do salário benefício.
Por exemplo, se o contribuinte contribuiu por 10 anos, então o valor do benefício será de 80%.
Além disso, na aposentadoria por idade é possível acrescentar 25% do valor. Esse acréscimo é válido para segurados que precisem de assistência permanente de outras pessoas para atos civis.
A Lei 11.718/2008 também estabelece a aposentadoria híbrida. Nela o trabalhador rural tem direito a somar seus anos de trabalho no campo com o urbano.
A aposentadoria por idade é um direito dos contribuintes. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse benefício, não deixe de procurar uma unidade da Previdência Social.
Caso você queira saber mais sobre a Aposentadoria por Idade, não deixe de procurar auxílio de um advogado previdenciário. Assim você receberá todas as orientações necessárias para a solicitação do benefício.

Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados.

Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99330-8766.

 

 

 

Notícias

Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico

Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo

Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo

Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo O governo federal oficializou na terça-feira (14) o reajuste de 4,48% para aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima de 1 salário mínimo, de acordo com portaria...

ler mais
Informe Semanal 23-12-2019

Informe Semanal 23-12-2019

Informe Semanal 23-12-2019 Recesso na Justiça Federalhttps://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14926 Segurado que sofre degeneração na coluna receberá...

ler mais
INSS divulga datas para pagar benefícios em 2020

INSS divulga datas para pagar benefícios em 2020

INSS divulga datas para pagar benefícios em 2020 Os segurados do INSS que recebem benefícios, já podem conferir as datas de pagamento em 2020. O calendário deve ser seguido de acordo com o número do benefício do segurado. Segundo o INSS, os depósitos seguirão a mesma...

ler mais

Agende uma conversa

Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!

Contato