Auxílio Acidente: Saiba mais sobre esse benefício

Os contribuintes da Previdência Social possuem vários benefícios para dar suporte em situações difíceis ou imprevistos que possam ocorrer no seu dia a dia. Um deles é o auxílio acidente.

Você sabe o que é ou já ouviu falar nesse benefício previdenciário? Quem tem direito a ele? Ou qual é o valor que ele apresenta?

Se não sabe a resposta para essas perguntas, então confira esse post na integra e aprenda mais sobre o Auxílio Acidente.

O que é auxílio acidente?

O auxílio acidente é um benefício concedido a contribuintes que vieram a se acidentar, e as lesões de alguma forma contribuíram para a diminuição da capacidade de exercer a atividade remunerada.

Ao contrário do auxílio invalidez onde o trabalhador passa a receber o benefício ao invés do salário, nesse caso o valor é somado a remuneração.

Quem tem direito?

No caso do auxílio acidente só possuem direito quem atua como empregado (urbano ou rural), quem é segurado especial ou quem atua como trabalhador avulso.

Requisitos para receber ao auxílio acidente

Para ter acesso ao auxílio acidente, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos.

Para começar ele precisa se enquadrar em uma das modalidades de segurado citadas no tópico anterior. Além disso, a capacidade de trabalho precisa ter sido reduzida de forma parcial ou definitiva.

Qualquer tipo de acidente, independente da natureza, dá margem para a concessão do benefício.

Uma coisa importante sobre o auxílio acidente é que ele pode ser concedido independentemente de carência. 

Cessão

A cessão do auxílio acidente pode ocorrer em dois momentos? Se houver a concessão de qualquer tipo de aposentadoria (invalidez, por idade ou por tempo de contribuição), ou se o segurado vier a óbito.

Valor do benefício

O valor do auxílio acidente deve corresponder a 50% do salário benefício. No caso do segurado especial, esse valor vai equivaler a 50/5 do salário mínimo.

Agora, para os contribuintes que contribuem de forma facultativa, o valor será concedido em conformidade com o salário de contribuição.

O auxílio acidente pode ser acumulado?

Não, segundo o artigo 86, § 3º da Lei 8.213/9, é proibido qualquer tipo de cumulação do auxílio acidente com qualquer tipo de aposentadoria.

O auxílio acidente pode ser de grande ajuda para os contribuintes. Por conta disso, não deixe de procurar auxílio de um advogado previdenciário. Assim você receberá todas as orientações necessárias para a solicitação do benefício.

Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados.

Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99330-8766.

 

 

 

Notícias

Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico

Regras de transição da Reforma da Previdência

Regras de transição da Reforma da Previdência

Regras de transição da Reforma da Previdência   A reforma não mexe nos direitos de quem já está aposentado, nem de quem já reuniu os requisitos para se aposentar. Para quem está no mercado de trabalho perto ou longe de se aposentar, a nova Previdência oferece...

ler mais
Informe Semanal 18-11-2019

Informe Semanal 18-11-2019

Informe Semanal 18-11-2019   Segurado com sequelas graves de AVC tem benefício garantido https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14885 Após 3/12/98, para o segurado contribuinte individual, não é possível o...

ler mais
Reforma da Previdência é promulgada

Reforma da Previdência é promulgada

Reforma da Previdência é promulgada O Congresso Nacional promulgou, na terça-feira, dia 12, a Emenda Constitucional 103/2019, que altera o sistema de Previdência Social no Brasil. A reforma fixa uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para o homem e de 62 anos...

ler mais

Agende uma conversa

Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!

Contato