Os contribuintes da Previdência Social possuem vários benefícios para dar suporte em situações difíceis ou imprevistos que possam ocorrer no seu dia a dia. Um deles é o auxílio acidente.
Você sabe o que é ou já ouviu falar nesse benefício previdenciário? Quem tem direito a ele? Ou qual é o valor que ele apresenta?
Se não sabe a resposta para essas perguntas, então confira esse post na integra e aprenda mais sobre o Auxílio Acidente.
O que é auxílio acidente?
O auxílio acidente é um benefício concedido a contribuintes que vieram a se acidentar, e as lesões de alguma forma contribuíram para a diminuição da capacidade de exercer a atividade remunerada.
Ao contrário do auxílio invalidez onde o trabalhador passa a receber o benefício ao invés do salário, nesse caso o valor é somado a remuneração.
Quem tem direito?
No caso do auxílio acidente só possuem direito quem atua como empregado (urbano ou rural), quem é segurado especial ou quem atua como trabalhador avulso.
Requisitos para receber ao auxílio acidente
Para ter acesso ao auxílio acidente, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos.
Para começar ele precisa se enquadrar em uma das modalidades de segurado citadas no tópico anterior. Além disso, a capacidade de trabalho precisa ter sido reduzida de forma parcial ou definitiva.
Qualquer tipo de acidente, independente da natureza, dá margem para a concessão do benefício.
Uma coisa importante sobre o auxílio acidente é que ele pode ser concedido independentemente de carência.
Cessão
A cessão do auxílio acidente pode ocorrer em dois momentos? Se houver a concessão de qualquer tipo de aposentadoria (invalidez, por idade ou por tempo de contribuição), ou se o segurado vier a óbito.
Valor do benefício
O valor do auxílio acidente deve corresponder a 50% do salário benefício. No caso do segurado especial, esse valor vai equivaler a 50/5 do salário mínimo.
Agora, para os contribuintes que contribuem de forma facultativa, o valor será concedido em conformidade com o salário de contribuição.
O auxílio acidente pode ser acumulado?
Não, segundo o artigo 86, § 3º da Lei 8.213/9, é proibido qualquer tipo de cumulação do auxílio acidente com qualquer tipo de aposentadoria.
O auxílio acidente pode ser de grande ajuda para os contribuintes. Por conta disso, não deixe de procurar auxílio de um advogado previdenciário. Assim você receberá todas as orientações necessárias para a solicitação do benefício.
Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados.
Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99330-8766.
Notícias
Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico
Frentista atropelado por um caminhão no posto de gasolina deverá ser indenizado
Um frentista atropelado por um caminhão enquanto trabalhava em um posto de gasolina deverá receber uma indenização por danos morais e materiais. Em decorrência do acidente, ele teve o tornozelo e o pé direito amputados, com perda de 50% da capacidade de trabalho, além...
Empresa de telefonia é responsável solidária em processo contra franqueada
Ao aplicar a Súmula 32 do TRT-18, a Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18), por unanimidade, manteve sentença da 11ª Vara do Trabalho de Goiânia que reconheceu a responsabilidade solidária de uma telefônica no pagamento de débitos...
Empresa é condenada por registrar licenças médicas na carteira de trabalho
Com o entendimento de que registrar licenças médicas na carteira de trabalho de empregada pode prejudicar obtenção de novo emprego, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu a condenação imposta à...
Agende uma conversa
Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!