Auxílio acidente – Incapacidade mínima

O auxílio acidente é um benefício concedido aos trabalhadores que atuam de carteira assinada, e que tiveram a redução da capacidade (mesmo que mínima) de trabalhar devido a um acidente de qualquer natureza.

A grande diferença desse benefício em relação a outros também concedidos em casos de acidente de trabalho, como o auxílio doença, por exemplo, é que o trabalhador continua recebendo o auxílio acidente, mesmo quando ele retorna ao trabalho. Isso porque, este benefício tem caráter indenizatório.

Quando o auxílio acidente pode ser concedido?

Uma das grandes dúvidas dos trabalhadores em relação ao auxílio acidente é quando esse benefício pode ser concedido. A maioria acredita que ele só é liberado se houver uma grande redução da capacidade de trabalhar.

Contudo, caso o trabalhador tenha sofrido um acidente e apresentado uma redução mínima em sua capacidade para trabalhar, também pode solicitar esse auxílio.

Segundo artigo 86 da lei 8.213/91, o trabalhador que tiver quaisquer sequelas do acidente, que impliquem na redução da capacidade para o trabalho que exercia anteriormente, pode solicitar o auxílio acidente. Isso quer dizer que, independentemente se a redução é de 5% ou 50% é um direito do empregado receber esse benefício.

Outro ponto importante sobre esse direito é com relação à reversão da lesão. Mesmo que as sequelas do trabalhador possam ser revertidas futuramente, ele deve receber o benefício enquanto estiver com a capacidade reduzida.

Como solicitar o auxílio-acidente

Os trabalhadores que estão com a capacidade de trabalho reduzida podem procurar auxílio de um advogado previdenciário. Assim você receberá todas as orientações necessárias para a solicitação do benefício.

Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados.

Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99330-8766.

 

 

 

Notícias

Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico

Regras de transição da Reforma da Previdência

Regras de transição da Reforma da Previdência

Regras de transição da Reforma da Previdência   A reforma não mexe nos direitos de quem já está aposentado, nem de quem já reuniu os requisitos para se aposentar. Para quem está no mercado de trabalho perto ou longe de se aposentar, a nova Previdência oferece...

ler mais
Informe Semanal 18-11-2019

Informe Semanal 18-11-2019

Informe Semanal 18-11-2019   Segurado com sequelas graves de AVC tem benefício garantido https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14885 Após 3/12/98, para o segurado contribuinte individual, não é possível o...

ler mais
Reforma da Previdência é promulgada

Reforma da Previdência é promulgada

Reforma da Previdência é promulgada O Congresso Nacional promulgou, na terça-feira, dia 12, a Emenda Constitucional 103/2019, que altera o sistema de Previdência Social no Brasil. A reforma fixa uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para o homem e de 62 anos...

ler mais

Agende uma conversa

Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!

Contato