Pagar o INSS mesmo sem ter um vínculo de trabalho é uma forma de garantir os benefícios previdenciários.
Mesmo com esta intenção, algumas vezes enfrentamos problemas e deixamos de pagar as contribuições em dia, o que pode restringir o acesso aos programas do INSS.
Quais são as possibilidades de contribuição ao INSS?
A contribuição diretamente ao INSS pode ser feita pelos contribuintes individuais e facultativos.
O Contribuinte Individual é aquele que presta serviços de forma autônoma, sem vínculo trabalhista. Este contribuinte é um Segurado Obrigatório. Isso significa que ele deve contribuir para a previdência de qualquer forma.
O Contribuinte Individual não pode ser prestador de serviço à empresa ou equiparada à empresa.
Os Contribuintes Facultativos são as pessoas com mais de 16 anos que não têm renda própria, mas desejam contribuir para a previdência para estarem cobertos nos benefícios concedidos pelo governo.
Como pagar INSS em atraso?
Caso a guia emitida não seja paga na data, o pagamento em atraso poderá ser feito nos seguintes casos:
1. Contribuição Facultativa
Se o contribuinte da opção facultativa atrasar o recolhimento do INSS, poderá recolher o valor em atraso apenas se ainda estiver na condição de segurado.
A condição de segurado dura 6 meses após o pagamento da última contribuição. Logo, nesta modalidade só se pode fazer o recolhimento em atraso se for abaixo de 6 meses.
Caso o atraso seja maior que este período, é necessário procurar uma agência da Previdência Social.
Caso o atraso seja de até 6 meses, a guia pode ser emitida, com o cálculo dos juros devido, diretamente pelo sistema da Receita Federal.
2. Contribuição Individual
O contribuinte individual que tiver suas contribuições em atraso por um período menor que 5 anos também poderá fazer a emissão das GPS atrasadas, com o acréscimo dos juros e multa, pelo sistema da Receita Federal,
A contagem do tempo de contribuição é feita partir do primeiro recolhimento em dia nessa categoria ou do cadastro da atividade na Previdência Social.
Caso o período de atraso seja maior do que 5 anos, é necessário procurar uma agência do INSS para efetuar a regularização.
O pagamento do INSS em atraso, apesar de não ser um processo complexo, gera juros e multas.
Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados. Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99329-7021.
Notícias
Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico
Em caso de prematuro, juíza estende marco inicial do salário-maternidade
Conforme decisão liminar do Supremo Tribunal Federal, o INSS deve considerar como marco inicial da licença-maternidade e também do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido e/ou de sua mãe, o que ocorrer por último, mesmo quando a internação...
Cobradora de ônibus de Passo Fundo vítima de assaltos deverá receber indenização por danos morais
A 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) confirmou o pagamento de indenização por danos morais a uma cobradora de ônibus que foi vítima de assaltos durante o trabalho. Os desembargadores fundamentaram a decisão no fato de que a empregada era...
Trabalhador de frigorífico que teve a perna prensada por guindaste deverá ser indenizado
A 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) confirmou o pagamento de indenização por danos morais e materiais a um trabalhador de frigorífico que teve a perna direita prensada por um guindaste enquanto pegava frangos no chão. Os desembargadores...
Agende uma conversa
Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!