Como contribuir com o INSS

 

Quais são os valores do pagamento do INSS?

Os valores a serem pagos ao INSS pela contribuição avulsa, sendo individual ou facultativa, dependem do formato escolhido pelo contribuinte:

1.      Alíquota para facultativo de baixa renda

A alíquota para o segurado facultativo de baixa renda é de 5% do salário mínimo. Só podem participar deste modelo de contribuição aqueles que cumprem os seguintes requisitos:

  • Não possuir renda própria de nenhum tipo;
  • Não exercer atividade remunerada e dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Bolsa família não entra para o cálculo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Esta modalidade de pagamento não dá direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição.

2.      Alíquota do Plano Simplificado

No plano simplificado, a alíquota a recolher é de 11% sobre o salário mínimo.

Este plano se aplica exclusivamente à categoria de Contribuinte Individual, que trabalha por conta própria e não seja prestador de serviço à empresa ou equiparada.

Esta contribuição também não dá direto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição.

3.      Alíquota Normal

Para aqueles que querem contribuir e estar inclusos na cobertura da Aposentadoria por Tempo de Contribuição e ter direito a Certidão de Tempo de Contribuição, a alíquota de contribuição é de 20%.

Neste caso, a contribuição pode ser feita sobre um valor variável, que vai de R$ 998,00 até R$ 5.839,45.

Como nas aposentadorias por tempo de serviço o valor médio das contribuições é levado em consideração para o pagamento do benefício, quanto maior forem as contribuições, maior será a aposentadoria.

Como emitir guia GPS?

O pagamento em qualquer um dos planos escolhidos deve ser feito mensalmente, pela internet, ou comprando o carnê da Guia de Previdência Social, que deve ser preenchido pelo contribuinte e pago na rede bancária.

Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados. Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99329-7021.

 

Notícias

Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico

Informe Semanal 27-01-2020

Informe Semanal 27-01-2020

Informe Semanal 27-01-2020 Pensão por morte deve ser dividida igualmente entre ex-mulher e viúvahttps://www.conjur.com.br/2020-jan-16/pensao-morte-paga-igualmente-ex-mulher-viuva INSS é condenado a conceder benefício de aposentadoria por idade a trabalhador...

ler mais
Informe Semanal 20-01-2020

Informe Semanal 20-01-2020

Informe Semanal 20-01-2020   Segurada que não comprovou dependência econômica do ex-marido tem benefício negadohttps://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14974 TRF4 anula sentença e determina realização de nova perícia...

ler mais
Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo

Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo

Governo reajusta em 4,48% aposentadoria acima do mínimo O governo federal oficializou na terça-feira (14) o reajuste de 4,48% para aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima de 1 salário mínimo, de acordo com portaria...

ler mais

Agende uma conversa

Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!

Contato