Quais são os valores do pagamento do INSS?
Os valores a serem pagos ao INSS pela contribuição avulsa, sendo individual ou facultativa, dependem do formato escolhido pelo contribuinte:
1. Alíquota para facultativo de baixa renda
A alíquota para o segurado facultativo de baixa renda é de 5% do salário mínimo. Só podem participar deste modelo de contribuição aqueles que cumprem os seguintes requisitos:
- Não possuir renda própria de nenhum tipo;
- Não exercer atividade remunerada e dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Bolsa família não entra para o cálculo;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Esta modalidade de pagamento não dá direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição.
2. Alíquota do Plano Simplificado
No plano simplificado, a alíquota a recolher é de 11% sobre o salário mínimo.
Este plano se aplica exclusivamente à categoria de Contribuinte Individual, que trabalha por conta própria e não seja prestador de serviço à empresa ou equiparada.
Esta contribuição também não dá direto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição.
3. Alíquota Normal
Para aqueles que querem contribuir e estar inclusos na cobertura da Aposentadoria por Tempo de Contribuição e ter direito a Certidão de Tempo de Contribuição, a alíquota de contribuição é de 20%.
Neste caso, a contribuição pode ser feita sobre um valor variável, que vai de R$ 998,00 até R$ 5.839,45.
Como nas aposentadorias por tempo de serviço o valor médio das contribuições é levado em consideração para o pagamento do benefício, quanto maior forem as contribuições, maior será a aposentadoria.
Como emitir guia GPS?
O pagamento em qualquer um dos planos escolhidos deve ser feito mensalmente, pela internet, ou comprando o carnê da Guia de Previdência Social, que deve ser preenchido pelo contribuinte e pago na rede bancária.
Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados. Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99329-7021.
Notícias
Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico
Funcionário da Trensurb recebe aposentadoria especial por trabalhar exposto a alta voltagem
A 5ª Turma do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) julgou procedente uma apelação interposta por um funcionário de 50 anos de idade da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) contra uma sentença que havia negado a concessão de aposentadoria especial...
Em caso de prematuro, juíza estende marco inicial do salário-maternidade
Conforme decisão liminar do Supremo Tribunal Federal, o INSS deve considerar como marco inicial da licença-maternidade e também do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido e/ou de sua mãe, o que ocorrer por último, mesmo quando a internação...
Cobradora de ônibus de Passo Fundo vítima de assaltos deverá receber indenização por danos morais
A 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) confirmou o pagamento de indenização por danos morais a uma cobradora de ônibus que foi vítima de assaltos durante o trabalho. Os desembargadores fundamentaram a decisão no fato de que a empregada era...
Agende uma conversa
Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!